Encontro Gaúcho de Tricô

O grupo Tricô Tchê tem o prazer de convidar todos a participar do 3º Encontro Gaúcho de Tricô.

OFICINAS

aloisio

1. TRICOTANDO COM AGULHAS DE DUAS PONTAS(DPN’S)  Tricotar uma boina exclusiva As agulhas de duas pontas ou DPN´s (em inglês) são utilizadas quando temos que iniciar ou finalizar um trabalho com uma quantidade pequena de pontos no tricô. Ao aprender a utilizar esta técnica um mundo de novas possibilidades e projetos surgirão para você. Vamos aprender a montar os pontos, dividir os pontos entre as agulhas e tricotar o início de uma boina criada exclusivamente para esta aula.

Apoio fios Círculo.

Professor: Aloísio Santos

10710575_1526904730889002_7799066965193853997_n

2. AUMENTOS E DIMINUIÇÕES – Os aumentos e diminuições são essenciais no tricô. Com eles você não só modela o seu projeto, como também cria inúmeros motivos e efeitos, entre eles o rendado (lace). Nesta aula será feito um marcador de páginas (bookmark) onde veremos os tipos de aumentos e diminuições mais usados; como aplicá-los e quais suas indicações e saber identificar símbolos e abreviações (português e inglês) em receitas e gráficos.

Apoio fios Cisne

Professora: Adriana Souto

983795_1528167364096072_833924234025466922_n

3. PONTO BRIOCHE – Conhecido também como Barra inglesa. Você vai se encantar com esta técnica! O ponto Brioche é perfeito para gorros, cachecóis e golas, pois é reversível, não tem avesso. Pode ser tricotado em duas cores, dando um efeito incrível no seu projeto. Nesta aula vamos iniciar uma gola com a técnica, aprender a montagem e arremate indicados para o ponto. Vamos fazer o Ponto Brioche com uma cor, com duas cores, Ponto Brioche na agulha circular, abreviações e símbolos (português e inglês)

Apoio fios Círculo.   LOTADA

Professora: Adriana Souto

oficina da Cris

4. COMO LER E USAR UMA RECEITA DE TRICÔ – As receitas de tricô usam uma linguagem própria que pode parecer difícil em um primeiro momento, mas que podem ser facilmente compreendidas a partir de algumas dicas. O que vamos abordar: Escolha o fio correto para sua receita aprendendo como substituir o fio que a sua receita pede. Identifique se a receita que você está “namorando” tem o seu tamanho, ou o tamanho desejado. Amostras? Como fazê-la? E como medi-la? Como “ler” um gráfico e entender seus símbolos.

Apoio fios Circulo

Professora: Cris Sasaki

oficina cris

5. CARREIRAS ENCURTADAS – Aprenda como trabalhar carreiras encurtadas de dois jeitos diferentes e como aplicar estas técnicas em decotes, ombros e topos de mangas.

Apoio fios Círculo.

Professora: Cris Sasaki

foto oficina crestina no celta - Cópia

6. UM PASSO ALÉM DO TRICÔ IRLANDÊS – uma almofada com nó celta– Do Aran tradicional aos motivos Celtas – Desde a década de 50 do século passado quando o tricô tradicional de ilhas da Escócia e Irlanda ganhou o mundo, muitas técnicas e modelagens foram adicionadas ao repertório clássico de cordas e tranças do Aran tradicional. Uma grande inovação ocorreu nos anos 90 com os desenhos inovadores de Alice Starmore, que traduziu em pontos meia e tricô os tradicionais desenhos e nós celts.

Esta técnica permite criar desenhos intrincados de linhas infinitas que parecem extremamente complexos mesmo para tricoteiros experientes, mas que são simples de executar.

Apoio fios Círculo.   UMA VAGA

Professora:  Crestina Consorti

circular

7. EXPLORANDO O TRICÔ EM CÍRCULO  – A confecção de motivos concêntricos em tricô abre inúmeras possibilidades de construção de peças de vestuário ou decoração. Formas geométricas como quadrados, pentágonos, hexágonos podem ser combinados de infinitas maneiras para criar tecidos autênticos.  Confecção da parte central de um medalhão de tricô, aprendendo a iniciar o círculo e trabalhar com agulha de duas pontas. Vários exemplos das possibilidades de uso das formar geométricas serão apresentados.

Apoio fios Círculo.

Professora: Crestina Consorti

tildas

8. TRICÔ PARA TILDA: Uma receita e quatro modelos de casaco para a boneca Tilda. Aprenda a medir e tricotar um casaco raglan aberto para a boneca com a técnica topdown.

Apoio fios Círculo.

Professora: Edna Aparecida da Silva

top

9. TOP DOWN EM QUATRO ETAPAS: medir e tricotar um casaco de cima para baixo, sem costura, em quatro etapas: medida, cálculo, customização e acabamento.

Apoio fios Cisne.  LOTADA

Professora: Edna Aparecida da Silva

fita

10. TRICOTANDO COM FITA MÉTRICA: É uma iniciação de modelagem e medidas para iniciantes. Como tricotar a partir de medidas, medir as diferentes partes do corpo e calcular as medidas das peças (como casaco, cachecol, meia, luva e gorro).

Os alunos deverão levar amostras de diferentes tipos de fios já tricotados de casa para trabalhar na oficina.

Apoio fios Cisne.

Professora: Edna Aparecida da Silva

10603239_1526539377592204_8100042113330737833_n

11.  INICIANDO NO TRICÔ E AGULHA CIRCULAR – colocando ponto nas agulhas (long tail cast on); ponto meia; ponto meia torcido; ponto tricô; aumentos (laçadas, M1, frente e verso, tricotando); diminuições (mate simples, mate duplo, 2 pontos juntos em meia); arremate em meia e em tricô; arremate elástico e picot; tricô circular (unir para tricotar circular, uso de marcadores, explicações sobre receitas para tricotar reto e circular.

Apoio fios Cisne.

Professora: Lilian Sant Anna Monteiro

  mosaic26093d26a9e3f875a7d517eb8804d7846662bd83

12. MANDALAS EM CROCHÊ – Oficina que vai unir este elemento milenar, a Mandala, cujo significado comum é o bem com a vida e com o que nos rodeia, com a arte do Crochê, trazendo boas energias. E também, auxiliando a aprendizagem da interpretação de gráficos em crochê.

Apoio fios Círculo.

Professora: Carmen Sandoval

tunisiano 13. CROCHÊ TUNISIANO – Também conhecido como crochê/tricô, é uma técnica simples que permite que se façam os pontos do tricô, numa agulha de crochê mais alongada. Vamos confeccionar uma peça em miniatura utilizando diversos tipos de pontos.

Apoio fios Círculo.  UMA

Professora: Carmen Sandoval

10670032_10152746360214349_3445009871881482116_n14. COMO TRICOTAR MEIAS – Meias são deliciosas de tricotar e tão confortáveis nos pés que mais parecem um carinho. Se você sabe tricotar circularmente, fazer aumentos e diminuições, então está pronta para aprender a tecer meias.

Nessa aula você vai aprender a matemática das meias tecidas de cima para baixo. Usando essa matemática você pode tecer meias no tamanho que desejar e com fio de qualquer espessura.

Ao longo da aula será confeccionada uma meia básica mas completa. Você vai aprender uma montagem de pontos elástica, fazer a engenhosa volta do calcanhar e arrematar os pontos dos dedos com costura invisível para um acabamento perfeito.

Atenção! As fotografias das meias mostradas na divulgação do curso são meramente ilustrativas. O curso ensinará a tricotar uma meia simples em ponto jérsei mas dará instruções extras para incorporar outros pontos à receita básica.

Requisitos:

Saber tricotar circularmente, fazer aumentos e diminuições.

Apoio fios Cisne.

Professora: Valéria Garcia

10717801_10152744720094349_50181145_n15. XALE -Xale Passo a Passo – Morre de vontade de tricotar um xale? Nesse curso você vai aprender tudo o que precisa saber para tricotar o seu. Você vai entender como os formatos são obtidos, vai aprender a ler gráficos, a usar o fio de segurança e conferir dicas para não se perder nas repetições dos motivos.  Durante a aula você vai tricotar a amostra de um xale triangular rendado montando os pontos de maneira invisível, vai realizar algumas repetições do gráfico, trabalhar um pequeno barrado, arrematar e bloquear. Mas, atenção! Depois de aprender a tricotar xales, eles podem se tornar seu novo vício!

Apoio fios Círculo.  LOTADA

Professora: Valéria Garcia

cartaz bonecos jud martins


16. BONECOS – Um ursinho articulado, com pernas e bracinhos que se movem, ou seja, que podem mudar a posição conforme você quiser (sentado, de pé e mover os bracinhos).

O ursinho será com tamanho em torno de 12/15 cm que você poderá vestir com roupinha em tricô ou a seu gosto.

Apoio fios Cisne

Professora: Jud Martins (substituindo a oficina da  Prof. Rebeca Tisan)

entrelac

17. ENTRELAC – Você acha Entrelac complicado? Pois não é!!! Saiba que você só tricota um numero de pontos de cada vez. Venha aprender a tricotar estes triângulos e quadrados que como num passe de mágica se transformarão em uma peça inédita e de fantástico apelo visual.

Apoio fios Cisne. LOTADA

 

Professor – Aloísio Santos 

 

Algumas fotos aqui postadas foram retiradas da internet, e são meramente ilustrativas.

Anúncios

15 pensamentos sobre “OFICINAS

  1. Achei otimo

  2. Achei bem bacana e vou fazer duas com certeza, mas fiquei um pouco tristinha…estava esperando ansiosa por uma técnica jacquard…mas tudo bem! Eu vou assim mesmo… Beijos Meninas! E obrigada!

  3. Ai vai ser muito legal! Eu vou conhecer muitas amigas! ih to muito feliz!

  4. E quando posso me inscrever nos cursos???
    estou ansiosa. ..

  5. Quando e onde?

  6. Pingback: 3º Encontro Gaúcho de Tricô | t r i c ô em p r o s a

  7. Muito legal! Como faço para me inscrever?

  8. Não me lembro em que oficinas me inscrevi, seria possível me enviarem a relação?

  9. fiz minha inscrição em 2014, e gostaria de lembrar quais oficinas me inscrevi, pois perdi meu comprovante.

  10. Estou em dúvida se as oficinas 6. UM PASSO ALÉM DO TRICÔ IRLANDÊS e 7. EXPLORANDO O TRICÔ EM CÍRCULO já estão lotadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s